NOTÍCIAS E EVENTOS

O Grupo de Diretrizes de Vacinação (VGG) da WSAVA reuniu-se para desenvolver diretrizes para a vacinação de cães e gatos que tivessem aplicação global. A primeira versão dessas diretrizes foi publicada em 2007 e elas foram atualizadas em 2010. A ECO Diagnóstica vem disponibilizar estas diretrizes a comunidade Veterinária, uma versão atualizada e expandida dessas diretrizes internacionais para a vacinação de cães e gatos e indica a evidência científica baseada na qual são feitas as recomendações.

Estas diretrizes não são um decreto obrigatório, mas de preferência devem ser usadas pelas associações nacionais e clínicas veterinárias individuais para desenvolver esquemas de vacinação relevantes para a situação local. Contudo, o VGG recomenda firmemente que sempre que possível, TODOS os cães e gatos recebam o benefício da vacinação. Isto não só protege o animal individualmente, mas proporciona a “imunidade do rebanho” que minimiza a probabilidade de surtos de doenças infecciosas.

Com esse panorama em mente, o VGG definiu vacinas essenciais como aquelas que TODOS os cães e gatos, independentemente das circunstâncias ou localização geográfica, devem receber. As vacinas essenciais  protegem os animais de doenças graves, potencialmente fatais, que têm distribuição global. As vacinas essenciais para os cães são aquelas que protegem contra o vírus da cinomose canina (CDV), o adenovírus canino (CAV) e os variantes do parvovírus canino tipo 2 (CPV-2). As vacinas essenciais para os gatos são aquelas que protegem contra o parvovírus felino (FPV), o calicivírus felino (FCV) e o herpesvírus felino 1 (FHV- 1).

As vacinas não devem ser dadas sem necessidade. As vacinas essenciais não devem ser dadas mais frequentemente do que a cada três anos após a injeção de reforço aos 6 ou 12 meses subsequente à série primaria dos filhotes de cães/gatos, pois a duração da imunidade (DI) é de vários anos, podendo durar até o fim da vida do animal de estimação. O VGG definiu as vacinas não essenciais como aquelas que são necessárias somente para os animais cuja localização geográfica, ambiente local ou estilo de vida os coloca em risco de contrair infecções específicas. O VGG também classificou algumas vacinas como não recomendadas (onde não há evidência científica suficiente para justificar seu uso) e não considerou inúmeros produtos minoritários que têm disponibilidade geográfica ou aplicação restrita.

O VGG apoia o uso de testes simples na clínica para a determinação da soroconversão para os componentes da vacina essencial (CDV, CAV, CPV-2 e FPV) após a vacinação, para determinar a soroproteção em cães adultos e para o manejo de surtos de doenças infecciosas nos abrigos.

A ECO Diagnóstica disponibiliza os testes de TITULAÇÃO DE ANTICORPOS (IgG) para avaliação da imunidade protetora nos pacientes. São contempladas para caninos os testes de Cinomose, Parvovirose e Adenovírus. Para felinos, os testes para Panleucopenia, Calicivírus e Herpesvírus estão disponíveis.

Utilizando o equipamento Vcheck, os testes podem ser realizados de forma individualizada por patógeno, com a titulação semi-quantitativa (negativo, baixa, normal e alta) dos níveis de IgG. Oferecendo resultados em apenas 5 minutos.

Além dessa novidade, o Vcheck conta com exames de auxílio diagnóstico veterinário, pelo método de fluorescência, altamente sensível e específico, todos com resultados quantitativos.

Testes disponíveis: SDMA, dímero-D, cortisol, T4 total, TSH, progesterona, lipase pancreática específica (canina e felina), proteína C reativa e soro amiloide A.

Fonte: Day, MJ. et al. Journal of Small Animal Practice • Vol 57 • January 2016 • © 2016 WSAVA

Novas diretrizes WSAVA. Clique aqui.

 

Depoimento

Atuo há quase 15 anos na área de sanidade em bovinos. Nesse tempo mudamos nosso foco de... (leia mais)

Rogério Carvalho Souza

Médico Veterinário, Doutor em Clínica e Cirurgia de Bovinos.

ECO DIAGNÓSTICA

Matriz: R. das Acácias, 1338 • SL. 906
Vale do Sereno • CEP: 34.006-003
Nova Lima • MG • +55 31 3653-2025

vendas@ecodiagnóstica.com.br

Filial: Av. Amarante Ribeiro de Castro, 551
Oliveira • CEP: 39.200-000 • Corinto • MG
+55 38 3751-1270