NOTÍCIAS E EVENTOS

Importância da glicemia

O que é glicemia?

Glicemia é o termo que define concentração de glicose em amostras de soro ou plasma. Engana-se quem acredita que a determinação da glicemia só tenha importância para diagnóstico e monitoração do paciente diabético.

Diabetes

De acordo com a organização mundial da saúde (OMS) a diabetes tem sido diagnosticada de forma crescente e alarmante. Na medicina veterinária, nota-se o envelhecimento da população canina e felina, a humanização crescente dos animais e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis, incluindo o sedentarismo, dietas inadequadas e obesidade.

Determinação glicêmica

Três achados são possíveis para uma determinação glicêmica: normo, hipo ou hiperglicemia.

Hipoglicemia

Várias podem ser as causas de hipoglicemia, dentre as mais comuns destacam-se o jejum prolongado. Causas patológicas incluem secreção excessiva de insulina ou redução dos antagonistas da insulina. Consumo excessivo da glicose também pode ser observado em casos de septicemia, endotoxemia, exercícios extenuantes ou durante a lactação. Valores abaixo de 30mg/dL devem ser vistos com um prognostico desfavorável já que podem representar risco de edema cerebral e óbito.

Hiperglicemia

A hiperglicemia, também pode ser causada por mecanismos extras pancreáticos. As principais causas incluem a falha no jejum, estresse agudo e crônico ações hormonais inespecíficas como da progesterona durante o diestro. Causas patológicas devem ser diagnosticadas para devida correção e, a diabetes mellitus (DM) deve ser incluída.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce favorece a manutenção da estabilidade energética e previne a síndrome metabólica que o animal pode desenvolver, representando qualidade e longevidade aos pacientes.

O principal meio diagnóstico é a determinação da glicemia em jejum, associada a glicosúria persistente. Valores de glicemia superiores a 200mg/dL por períodos prolongados também representam prognóstico reservado especialmente por representar risco para ocorrência de edema citotóxico e lesões microangiopáticas multissistêmicas.

 Considerações

Considerando todas essas colocações, fica clara a importância da monitoração glicêmica dos pacientes veterinários, então, vamos realiza-la de forma segura ao paciente e confiável para a interpretação.

Texto elaborado pela Prof.ª Dr.ª Fabíola Paes Leme (2015).

Depoimento

Atuo há quase 15 anos na área de sanidade em bovinos. Nesse tempo mudamos nosso foco de... (leia mais)

Rogério Carvalho Souza

Médico Veterinário, Doutor em Clínica e Cirurgia de Bovinos.

ECO DIAGNÓSTICA

Matriz: R. das Acácias, 1338 • SL. 906
Vale do Sereno • CEP: 34.006-003
Nova Lima • MG • +55 31 3653-2025

vendas@ecodiagnóstica.com.br

Filial: Av. Amarante Ribeiro de Castro, 551
Oliveira • CEP: 39.200-000 • Corinto • MG
+55 38 3751-1270