NOTÍCIAS E EVENTOS

Imunoensaio de fluorescência, a melhor maneira de dosar SDMA

A dosagem de SDMA é realizada há um longo tempo para avaliação da função renal em humanos. A técnica padrão ouro é a Cromatografia Líquida de Alta Performance (HPLC).

O método de HPLC é adequado para a análise simultânea de arginina, ADMA e SDMA no plasma e outras amostras biológicas. Este método é caracterizado por alta sensibilidade e especificidade. A alta sensibilidade e especificidade tornam este método uma ferramenta valiosa na pesquisa clínica sobre o metabolismo de argininas dimetiladas e seu papel na regulação da atividade da oxido nítrido sintase.

Estudos mostram que a técnica de imunoensaio de fluorescência tem resultados superiores do que a técnica de ELISA, quando comparadas ambas as técnicas com o padrão ouro HPLC (Figura 1), com maior correlação (R2=0,96) para o imunoensaio de fluorescência, ou seja, resultados mais precisos e sensíveis.

Figura 1.

A ECO Diagnóstica traz a dosagem de SDMA por imunoensaio de fluorescência, com um procedimento rápido, 11 minutos, e com apenas 100µL de amostra no equipamento Vcheck. Uma das etapas do processo de dosagem do SDMA, é a preparação da amostra com a aplicação do tampão de pré-tratamento, este ajuda a obter resultados mais exatos, comparados aos resultados por ELISA, reduzindo materiais não específicos na amostra (precipitados). Além da preparação da amostra, esta é diluída num tampão que preparará a amostra controlando o pH, para otimizar a reação entre antígeno e anticorpo. Os componentes no processamento da amostra são segredos técnicos da Bionote que diferencia a dosagem de SDMA da ECO Diagnóstica.

Associada a dosagem de SDMA, o exame físico sempre deverá ser considerado na interpretação dos resultados. Por exemplo, grau de desidratação pode alterar os resultados do SDMA, assim como outros fatores que modifiquem a taxa de filtração glomerular. Por isso é recomendado, repetir os exames após corrigir a desidratação, bem como associar outras provas de função renal. Com isso, o clínico veterinário terá ricas informações para avaliação da função renal do paciente, juntamente com a precocidade do SDMA dosado em 11 minutos no Vcheck!

Referência:

Tom Teerlink. Determination of Arginine, Asymmetric Dimethylarginine, and Symmetric Dimethylarginine in Human Plasma and Other Biological Samples by High-Performance Liquid Chromatography.

Depoimento

Atuo há quase 15 anos na área de sanidade em bovinos. Nesse tempo mudamos nosso foco de... (leia mais)

Rogério Carvalho Souza

Médico Veterinário, Doutor em Clínica e Cirurgia de Bovinos.

ECO DIAGNÓSTICA

Matriz: R. das Acácias, 1338 • SL. 906
Vale do Sereno • CEP: 34.006-003
Nova Lima • MG • +55 31 3653-2025

vendas@ecodiagnóstica.com.br

Filial: Av. Amarante Ribeiro de Castro, 551
Oliveira • CEP: 39.200-000 • Corinto • MG
+55 38 3751-1270