NOTÍCIAS E EVENTOS

Posso usar um medidor de glicose humano para cães e gatos?

Dosar a glicose animal com um glicosímetro humano não é recomendado porque a distribuição de glicose no sangue de humanos e animais é diferente. Há também uma variação entre o tamanho dos glóbulos vermelhos entre essas espécies. Apenas por essas duas razões, os resultados de um aparelho de monitoramento de glicose humano para dosagem em cães e gatos não é adequado!

Porcentagem da Glicose  Cão Gato Humano
Plasma 87,5% 93% 58%

 

Glicosímetros humanos subestimam os valores de glicemia em cães e gatos*

 A seleção de um glicosímetro apropriado para cães e gatos é importante, pois os dispositivos projetados para humanos são variavelmente discrepantes quando utilizados em animais. Aparelhos portáteis usam métodos eletroquímicos ou fotométricas para determinar a concentração total de glicose sanguínea, ou seja, a glicose no interior dos eritrócitos mais a glicose dissolvida no plasma. A concentração de glicose é então extrapolada a partir deste número e exibida pelo aparelho. Eritrócitos humanos contêm uma grande quantidade de glicose, correspondendo a mais de 40% do total medido. No entanto, os eritrócitos de caninos e felinos contêm consideravelmente menos glicose e, portanto, contribuem muito menos para a quantidade total medida. Assim, glicosímetros projetados para uso em seres humanos tendem a subestimar os valores de glicemia em cães e gatos.

REFERÊNCIAS:

  • THE DISTRIBUTION OF GLUCOSE IN HUMAN BLOOD, Eaton M. Mackay J. Biol. Chem. 1932, 97: 685 – 689.

*Adaptação do trecho de MEYRER, B. Diabetes Mellitus: monitorando o tratamento. Seminário apresentado na disciplina Transtornos Metabólicos dos Animais Domésticos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014, Página 8.

Depoimento

Atuo há quase 15 anos na área de sanidade em bovinos. Nesse tempo mudamos nosso foco de... (leia mais)

Rogério Carvalho Souza

Médico Veterinário, Doutor em Clínica e Cirurgia de Bovinos.

ECO DIAGNÓSTICA

Matriz: R. das Acácias, 1338 • SL. 906
Vale do Sereno • CEP: 34.006-003
Nova Lima • MG • +55 31 3653-2025

vendas@ecodiagnóstica.com.br

Filial: Av. Amarante Ribeiro de Castro, 551
Oliveira • CEP: 39.200-000 • Corinto • MG
+55 38 3751-1270