A dosagem de TSH associada com a dosagem de T4 possibilita avaliar melhor a função da glândula tireóide e diagnosticar o hipotireoidismo canino. Foi realizado um estudo com o objetivo de comparar as concentrações de TSH determinadas pelo Vcheck com concentrações de TSH determinadas pelo IMMULITE (Siemens) utilizadas pelos laboratórios de referência. O Vcheck apresentou ótimos resultados!
Confira o estudo realizado:
Avaliação da Correlação Entre o TSH canino do Vcheck e o TSH canino do IMMULITE
Introdução
O hormônio estimulante da tireóide (TSH) é um hormônio hipofisário que estimula a glândula tireóide a produzir hormônios da tireóide. O hipotireoidismo canino é uma endocrinopatia comumente causada pela diminuição da produção do hormônio tireoidiano. A função da glândula tireóide é tipicamente avaliada pela dosagem sérica do hormônio tireoidiano (T4) e da concentração de TSH. Os resultados do ensaio de TSH são interpretados em conjunto com o resultado do teste de T4. Uma concentração sérica de TSH maior que o intervalo de referência é consistente com hipotireoidismo. Também é usado para diferenciar o hipotireoidismo primário, o hipotireoidismo secundário e a síndrome do eutireoidismo. O cTSH Vcheck é um kit de teste de imunoensaio in vitro para a medição quantitativa da concentração de TSH canino no soro. Como o kit fornece medidas quantitativas da concentração de TSH, o cTSH Vcheck pode ser utilizado para diagnosticar o hipotireoidismo canino.
Objetivo
O objetivo deste teste foi realizar a comparação das concentrações de TSH determinadas pelo teste cTSH Vcheck com concentrações de TSH determinadas pelo IMMULITE® (Siemens Healthcare Diagnostics, Deerfield, IL, EUA) utilizadas pelos laboratórios de referência.
Materiais e métodos
Total de 52 amostras de soros foram fornecidas pelo hospital veterinário e universidade na Coréia. Os testes foram realizados usando o Kit cTSH Vcheck e TSH canino IMMULITE de acordo com as instruções do fabricante.
Resultados
Os resultados do teste para a correlação entre o cTSH do Vcheck e o TSH canino IMMULITE foram descritos na figura 1. Estas amostras apresentaram várias concentrações de TSH.
Conclusão
Através deste estudo, foi revelado que o cTSH Vcheck apresenta boa taxa de concordância com o IMMULITE (R2 = 0,9848).Os resultados do teste indicam que o cTSH Vcheck tem boa correlação com o IMMULITE que é usado em laboratórios de referência. Portanto cTSH Vcheck fornece resultados precisos para o diagnóstico de hipotireoidismo canino.