SWAB FECAL É A AMOSTRA IDEAL PARA A DETECÇÃO DO PARVOVÍRUS CANINO NO EXAME DE PCR? COMPARAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO POINT OF CARE COM PCR EM TEMPO REAL
INTRODUÇÃO
O Parvovírus canino (CPV) é uma das causas mais comuns de enterite hemorrágica aguda em cães jovens e o diagnóstico clínico é freqüentemente indeciso. A infecção leva a uma rápida perda de condição do animal e, se não for tratada em um estágio inicial poderá levar o animal à morte. Assim diagnóstico é de grande importância para sobrevida do animal.
OBJETIVOS
O objetivo deste estudo foi comparar a eficiência de um point of care, Kit PCRun® com uma PCR TaqMan Real Time baseada na sonda interna e determinar qual a amostra ideal a ser utilizada para análise de PCR – Swab fecal, swab oral ou sangue total.
MÉTODOS
Amostras de sangue total, swabs fecais e orais foram coletadas de 44 filhotes saudáveis não vacinados e de 60 filhotes com diarréia ou gastroenterite hemorrágica (vacinados ou não vacinados com CPV). A purificação do DNA foi realizada com um kit comercial e as amostras foram testadas utilizando cada um dos dois métodos de PCR visando detecção do gene VP2.
RESULTADOS
O ensaio PCRun®, quando comparado com o ensaio TaqMan Real Time PCR, teve uma especificidade de 97,9%, 97,7% e 98,1% e sensibilidade de 100%, 96,7% e 98,1% ao usar amostras de sangue, swabs orais ou swabs fecais, respectivamente.
CONCLUSÕES
O ensaio de PCR na clínica mostrou ser altamente específico e sensível em todas as amostras. Amostras de sangue e fezes têm uma pequena vantagem sobre as amostras orais. O Kit PCRun® é um teste adequado para uma diagnóstico de Parvovirose na clínica em um curto espaço de tempo.