Blog

CETOSE X CASCO

CETOSE X CASCO

A cetose é uma doença metabólico-nutricional recorrente nos sistemas de produção de leite e responsável por grande prejuízos produtivos. Esse distúrbio é mais comum animais no pós parto que se encontram em balanço energético negativo (BEN). O BEN leva a uma mobilização de reservas corporais (gordura), essa mobilização exacerbada leva a um quadro de cetose.

E o que isso tem a ver com casco?


Entre os constituintes do casco bovino há uma estrutura anatômica muito importante que é o coxim digital, ele é responsável por absorver o impacto do casco contra o chão. Sua composição é de tecido adiposo (gordura), ou seja, em um quadro de BEN e cetose, haverá mobilização da gordura do Coxim digital e diminuição da espessura. A redução na espessura da almofada dos dígitos torna os coxins mais propensos a lesões podais, tais como úlcera de sola, devido a diminuição na capacidade de absorver impactos.
Calderon et al. (2011) relataram que vacas no pós-parto com maiores níveis de corpos cetônicos apresentavam predisposição à claudicação, concordando com Suthar et al. (2013), que encontraram BHBA no sangue no pós-parto ≥1.1 mmol/L de vacas leiteiras, e estas tiveram 1,8 vezes maior chance de claudicarem.

Use o Ketovet para diagnosticar a cetose subclínica precocemente e evite problemas de casco no seu rebanho!

Clique aqui e saiba mais sobre o produto.

Compartilhe

LEIA MAIS

Outubro rosa pet

Assim como as mulheres, as cadelas estão propensas a desenvolverem neoplasia mamária. Fique atento! A […]

Você conhece o impacto da cetose subclínica e da hipocalcemia subclínica nos rebanhos leiteiros?

Em rebanho leiteiros, as doenças metabólicas do período de transição vem ganhando cada vez mais importância […]

Hepatite infecciosa canina

Hepatite infecciosa canina A hepatite infecciosa canina é provocada pelo adenovírus canino de tipo 1 […]