As declarações de consenso do Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária (ACVIM) fornecem à comunidade veterinária informações atualizadas sobre a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento de doenças animais clinicamente importantes.
A Anemia Hemolítica Imunomediada (AHIM) causa anemia grave em cães e está associada a considerável morbidade e mortalidade. O tratamento com várias drogas imunossupressoras e antitrombóticas foi descrito de forma empírica e em estudos anteriores, mas existe pouco consenso entre os veterinários quanto ao regime ideal para empregar e manter após o diagnóstico da doença. Para abordar essa inconsistência e fornecer diretrizes baseadas em evidências para o tratamento de IMHA em cães, o ACVIM verificaram e extraíram dados de estudos publicados na literatura veterinária.
Desenvolveram uma nova ferramenta para avaliação da qualidade da evidência, usando-a para avaliar o desenho do estudo, critérios de diagnóstico, explicação dos esquemas de tratamento e validade dos métodos estatísticos. Em combinação com a experiência clínica dos colaboradores e diretrizes comparáveis aos seres humanos acometidos por anemia hemolítica autoimune, as conclusões deste processo foram utilizadas para produzir um conjunto de recomendações clínicas sobre o tratamento de AHIM em cães.
Além disso, são considerados tratamentos emergentes para AHIM em cães e destacado áreas que merecem pesquisas futuras. Foram solicitados comentários de vários órgãos profissionais para maximizar a aplicabilidade clínica antes que as recomendações fossem submetidas para publicação. O documento resultante tem como objetivo fornecer diretrizes clínicas para o manejo de AHIM em cães. Essas diretrizes devem ser implementadas pragmaticamente, levando em consideração fatores relativos ao paciente, aos tutores e do médico veterinário que podem variar entre os casos.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PDF COM RECOMENDAÇÕES CLÍNICAS SOBRE O TRATAMENTO DE AHIM EM CÃES.
Assista nosso vídeo sobre Os desafios da Anemia Hemolítica Imunomediada: