Blog

Doenças infecciosas e emergentes

Doenças infecciosas e emergentes

SWAB FECAL É A AMOSTRA IDEAL PARA A DETECÇÃO DO PARVOVÍRUS CANINO NO EXAME DE PCR? COMPARAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO POINT OF CARE COM PCR EM TEMPO REAL

  1. Yaaran1, S. Maurice
  2. Biogal, Research and Development, Kibbutz Galed, Israel
  3. Biogal, Marketing, Kibbutz Galed, Israel
Trabalho apresentado no Congresso WSAVA 2018, Singapura

INTRODUÇÃO

O Parvovírus canino (CPV) é uma das causas mais comuns de enterite hemorrágica aguda em cães jovens e o diagnóstico clínico é freqüentemente indeciso. A infecção leva a uma rápida perda de condição do animal e, se não for tratada em um estágio inicial poderá levar o animal à morte. Assim diagnóstico é de grande importância para sobrevida do animal.

OBJETIVOS

O objetivo deste estudo foi comparar a eficiência de um point of care, Kit PCRun® com uma PCR TaqMan Real Time baseada na sonda interna e determinar qual a amostra ideal a ser utilizada para análise de PCR – Swab fecal, swab oral ou sangue total.

MÉTODOS

Amostras de sangue total, swabs fecais e orais foram coletadas de 44 filhotes saudáveis ​​não vacinados e de 60 filhotes com diarréia ou gastroenterite hemorrágica (vacinados ou não vacinados com CPV). A purificação do DNA foi realizada com um kit comercial e as amostras foram testadas utilizando cada um dos dois métodos de PCR visando detecção do gene VP2.

RESULTADOS

O ensaio PCRun®, quando comparado com o ensaio TaqMan Real Time PCR, teve uma especificidade de 97,9%, 97,7% e 98,1% e sensibilidade de 100%, 96,7% e 98,1% ao usar amostras de sangue, swabs orais ou swabs fecais, respectivamente.

CONCLUSÕES

O ensaio de PCR na clínica mostrou ser altamente específico e sensível em todas as amostras. Amostras de sangue e fezes têm uma pequena vantagem sobre as amostras orais. O Kit PCRun® é um teste adequado para uma diagnóstico de Parvovirose na clínica em um curto espaço de tempo.

Compartilhe

LEIA MAIS

Outubro rosa pet

Assim como as mulheres, as cadelas estão propensas a desenvolverem neoplasia mamária. Fique atento! A […]

Você conhece o impacto da cetose subclínica e da hipocalcemia subclínica nos rebanhos leiteiros?

Em rebanho leiteiros, as doenças metabólicas do período de transição vem ganhando cada vez mais importância […]

Hepatite infecciosa canina

Hepatite infecciosa canina A hepatite infecciosa canina é provocada pelo adenovírus canino de tipo 1 […]