NOTÍCIAS E EVENTOS

Março Amarelo

O mês de março foi escolhido para a conscientização de tutores e criadores sobre a importância na prevenção de doenças renais em animais de estimação. Chamado de Março Amarelo, o objetivo da campanha é alertar sobre os perigos das doenças renais em cães e gatos, sendo a 3ª causa mais comum de morte entre os cães e a 2ª maior causa entre os gatos. E com o avanço da idade, a chance do PET apresentar algum sintoma pode chegar a até 81%.

Por isso, a prevenção e exames de rotina são fundamentais, pois podem colaborar para um diagnóstico precoce, havendo tempo para avaliação de um tratamento.

Entre os sintomas estão:

• Aumento na quantidade de água ingerida;
  • Alteração no volume urinário, tanto para mais quanto para menos;
  • Alteração na cor e consistência das fezes;
  • Vômitos;
  • Diminuição do apetite e emagrecimento;
  • Hálito forte;
  • Cansaço e fraqueza.

O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue, urina e imagem. Apesar de não haver cura para o estágio crônico, é possível desacelerar a progressão da doença e aliviar os sintomas com aplicação de soro, controle dos níveis de eletrólitos (sobretudo fósforo) e dieta adequada.

A ECO Diagnóstica conta em sua linha veterinária com ferramentas práticas para a triagem precoce de doenças renais e acompanhamento do paciente pelo médico-veterinário.

Conte com a ECO, prevenir é sempre a melhor opção!

Fonte: CFMV

Depoimento

Atuo há quase 15 anos na área de sanidade em bovinos. Nesse tempo mudamos nosso foco de... (leia mais)

Rogério Carvalho Souza

Médico Veterinário, Doutor em Clínica e Cirurgia de Bovinos.

ECO DIAGNÓSTICA

Matriz: R. das Acácias, 1338 • SL. 906