Blog

Março Amarelo

Março Amarelo

O mês de março foi escolhido para a conscientização de tutores e criadores sobre a importância na prevenção de doenças renais em animais de estimação. Chamado de Março Amarelo, o objetivo da campanha é alertar sobre os perigos das doenças renais em cães e gatos, sendo a 3ª causa mais comum de morte entre os cães e a 2ª maior causa entre os gatos. E com o avanço da idade, a chance do PET apresentar algum sintoma pode chegar a até 81%.

Por isso, a prevenção e exames de rotina são fundamentais, pois podem colaborar para um diagnóstico precoce, havendo tempo para avaliação de um tratamento.

Entre os sintomas estão:Aumento na quantidade de água ingerida;

Alteração no volume urinário, tanto para mais quanto para menos;

Alteração na cor e consistência das fezes;

Vômitos;

Diminuição do apetite e emagrecimento;

Hálito forte;

Cansaço e fraqueza.

O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue, urina e imagem. Apesar de não haver cura para o estágio crônico, é possível desacelerar a progressão da doença e aliviar os sintomas com aplicação de soro, controle dos níveis de eletrólitos (sobretudo fósforo) e dieta adequada.

A ECO Diagnóstica conta em sua linha veterinária com ferramentas práticas para a triagem precoce de doenças renais e acompanhamento do paciente pelo médico-veterinário.

Vem com a ECO, prevenir é sempre a melhor opção!

Fonte: CFMV

Compartilhe

LEIA MAIS

IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA MOLECULAR NO DIAGNÓSTICO VETERINÁRIO

O QUE É A REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE(PCR) A reação em cadeia da polimerase […]

Tristeza parasitária em bovinos: você sabe as consequências?

A Tristeza Parasitária é o termo usado para o complexo Babesiose (Babesia bovis e B. […]

Cetose em cabras leiteiras: risco de toxemia da prenhez

Joana Palhares Campolina Diniz¹; Bruno Machado Saturnino²; Rafahel Carvalho de Souza³ ¹Medica Veterinária, Mestre em Produção […]