A Dirofilariose é uma importante doença causada pelo nematódeo Dirofilaria immitis. O verme é transmitido pela picada de mosquitos e pode infectar principalmente os cães. Animais infectados podem ser assintomáticos ou apresentar desde sintomas leves a graves, evoluindo para morte em muitos casos.
Uma das consequências mais graves da doença é a Hipertensão Pulmonar (HP), causada pela presença do verme adulto nas artérias pulmonares. A HP pode ser diagnosticada por meio do ecocardiograma, embora ainda seja uma técnica cara e um método de diagnóstico indireto e limitado.
O artigo a seguir demonstra que a utilização do marcador Vcheck NT-proBNP é uma boa opção para o diagnóstico da Hipertensão Pulmonar em animais com Dirofilariose, pois sua concentração se apresentou significativamente aumentada em cães com HP, em comparação com cães sem a presença dessa manifestação. Considerando um cutoff de 1.178,75 pmol/L, a sensibilidade e especificidade para detecção de HP foram 64,3% e 95,5%, respectivamente. Além disso, cães sintomáticos apresentaram valores de NT-proBNP até 3 vezes mais altos do que cães assintomáticos. Sendo assim, o uso do NT-proBNP pode ser uma importante ferramenta para auxílio no diagnóstico de Hipertensão Pulmonar em animais com Dirofilariose.
Saiba mais sobre nossos testes para diagnóstico rápido:
Confira abaixo o artigo “Usefulness of NT-proBNP in dogs with heartworm: could this biomarker be useful to evaluate pulmonary hypertension?”